Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
No fim de julho a SERES iniciou a entrega das primeiras unidades do seu modelo de entrada, o 3 BEV, para os clientes brasileiros. E agora, pouco tempo depois, o SUV elétrico com preço a partir de R$ 199.990,00 já fez sua estreia nas garagens do Jornal Alpha Autos, Jornal BLEH! e Blog Alpha Lazer, todos editados pela Dália Comunicação Editorial.
O nome SERES, além de ser um palíndromo, que é a palavra que pode ser lida de trás para a frente e que, independentemente da direção, mantém o seu sentido, tem origem no “S”, que representa o “Silicon Valley” (Vale do Silício); o “E”, que representa o “Electric Vehicle” (veículo elétrico); e o “R”, que representa o “Range-extended” (alcance estendido).
Já a sigla BEV que faz parte do nome do modelo significa em inglês “Battery Eletric Vehicle”, ou “Veículo de Bateria Elétrica”. Assim o SERES 3 BEV é um modelo apenas elétrico, que não utiliza nenhum outro tipo de combustível além da eletricidade acumulada na bateria.
O SERES 3 BEV é um SUV compacto, que tem similares no porte os modelos a combustão Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, por exemplo. Fabricado na China, é equipado com motor elétrico com 163 cavalos de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e 160 km/h de velocidade máxima.
Sua bateria de lítio com 52,7 kW de capacidade pode ser carregada de 20% a 80% em 30 minutos em estações de alta potência. Já o carregamento de 0 a 100% na potência de 6,6 kW é feito em 8 horas. Sua autonomia pelo ciclo PBEV é de 206 quilômetros.
No interior o SERES 3 BEV tem acabamento em tons de cinza e grafite, com elementos do painel em preto piano e cromado. O SUV é equipado com central multimídia com tela de 10,25 polegadas, além de direção com assistência elétrica e três modos de condução: Padrão, Conforto e Esporte.
Outros itens de comodidade são o ar-condicionado automático, banco do motorista elétrico com seis modos de controle, teto solar panorâmico, abertura do porta-malas por interruptor elétrico e aquecimento dos assentos dos bancos dianteiros.
O condutor ainda conta com a assistência do HAC – Controle de Subida, HDC – Controle de Descida, alertas de saída de faixa e de colisão frontal e câmera panorâmica de 360. Mais informações sobre o SERES 3 BEV podem ser obtidas no site https://driveseres.com.br/seres-3-bev.
O segmento que o SERES 3 BEV está competindo vem demonstrando excelentes resultados, tanto que em setembro e outubro os números de emplacamentos foram animadores.
Apenas em outubro foram 2.370 veículos BEV emplacados, um crescimento de 272% sobre o mesmo mês de 2022, quando tivemos apenas 636, e de 29,5% sobre setembro, com 1.830 emplacamentos.
Mas a briga para a SERES não vai ser fácil, afinal o mercado conta com importantes marcas disputando palmo a palmo cada cliente. Marcas já tradicionais, como Volvo, BMW e Peugeot, além das novatas chinesas BYD e GWM.
Além disso, o governo anunciou que a partir de janeiro de 2024 os carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in comprados fora do País, que é o caso do SERES 3 BEV e outros concorrentes, voltarão a ser gradualmente tributados com imposto de importação.
Para híbridos plug-in, serão 12% em janeiro de 2024, 20% em julho de 2024, 28% em julho de 2025 e 35% em julho de 2026. Para os elétricos, a sequência é 10% (janeiro de 2024), 18% (julho de 2024), 25% (julho de 2025) e 35% (julho de 2026).
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Brasil amplia demanda por sistemas inteligentes na produção de veículos
Em razão da expansão da demanda por sistemas cada vez mais inteligentes nos veículos nacionais, a operação da ZF no Brasil registra aumento de produção de componentes eletrônicos em Limeira, SP.
Para a ZF, a previsão é de que até 2027 cerca de 40% dos veículos produzidos no Brasil sejam equipados com câmeras frontais inteligentes, o que se confirma devido às regulamentações e requisitos do Latin NCAP para tecnologias e sistemas avançados de assistência ao motorista.
Ducati presta homenagem a ícone do design e da história com modelo especial
A Ducati celebra o 30º aniversário do 916 com a Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916, uma homenagem a moto que representou um marco na história da empresa. Concebida para ser utilizada exclusivamente em circuitos fechados, seu uso em vias públicas é proibido por lei.
A Panigale V4 SP2 30º Aniversário 916 é produzida numa série numerada e limitada de 500 unidades. Tal como a moto de corrida da qual se inspira, é oferecida apenas na configuração monolugar e é enriquecida pela placa de direção em alumínio com gravação a laser do nome do modelo e número progressivo.
Alerta da injeção eletrônica no painel não pode ser ignorada quando estiver acesa
A luz da injeção eletrônica acesa no painel do carro é um sinal importante que não deve ser ignorado. Ela indica que algo pode não estar funcionando corretamente no sistema de injeção eletrônica do veículo, que desempenha um papel fundamental no motor e na eficiência do combustível.
“A luz da injeção eletrônica é um indicador importante que os motoristas devem levar a sério, pois pode indicar uma variedade de problemas no sistema”, alerta Danilo Ribeiro, Coordenador de Treinamento da DPaschoal.
Mercedes-Benz amplia recursos da linha de caminhões extrapesados Actros 2024
Os caminhões extrapesados Mercedes-Benz Actros 2024 chegam com uma série de atributos que reforçam diferenciais referentes a performance, aplicação, conforto, segurança, confiabilidade e motorização.
Top de linha da marca, é oferecido ao mercado em vários modelos e versões para uso rodoviário e mix road, indicado para transporte e logística, como de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e várias outras aplicações.
Honda apresenta a evolução do seu sistema omnidirecional de segurança e assistência ao motorista
A Honda Motor Co., Ltd. anunciou o lançamento do novo sistema omnidirecional de segurança e assistência ao motorista Honda SENSING 360+, que remove pontos cegos ao redor do veículo e contribui para evitar colisões e a redução da carga do motorista durante a condução.
A Honda começou a oferecer o atual sistema omnidirecional de segurança e assistência ao motorista Honda SENSING 360 com o modelo Honda CR-V que foi colocado à venda na China em 2022. Agora a ideia é introduzir o novo Honda SENSING 360+ no modelo Accord, que estará à venda na China em 2024, antes de expandir a aplicação globalmente.
BMW Group comemora 200 mil carros BMW vendidos no Brasil
O BMW Group anunciou um marco histórico no mercado brasileiro: a venda de 200 mil carros BMW no País. Essa marca reflete a excelência dos produtos e o compromisso da marca com os clientes brasileiros.
"O empenho de todos os envolvidos na produção, e da nossa Rede de Concessionárias espalhadas pelo Brasil fazendo um trabalho brilhante nas vendas e assistência aos consumidores, foram cruciais para alcançarmos esse feito", celebrou Michele Menchini, diretora de Vendas da BMW do Brasil.
Falta de manutenção preventiva é o maior causador de acidentes no Brasil
No Brasil, a falta de manutenção preventiva em veículos automotores está se tornando uma ameaça crescente à segurança nas cidades e rodovias. De acordo com estatísticas recentes da Sindirepa – Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil, cerca de 47% dos automóveis que se envolvem em sinistros já apresentavam algum tipo de problema prévio.
"É responsabilidade de cada motorista garantir que seu veículo esteja em boas condições de funcionamento. A manutenção preventiva não só aumenta a segurança nas estradas, mas também prolonga a vida útil do veículo e economiza dinheiro a longo prazo", afirmou Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli.
Citroën C3 ganha a versão de entrada com câmbio automático Live Pack 1.6
O Citroën C3 passará a ser oferecido no Brasil na inédita versão Live Pack com motor 1.6 16V e câmbio automático de seis marchas. Com essa novidade o modelo passa a ser um dos modelos automáticos mais acessível do Brasil, com preço a partir de R$ 93.990,00 na modalidade e-commerce.
O conjunto mecânico do C3 Live Pack é composto pelo motor 1.6 16V de até 120 cavalos de potência associado a um câmbio automático de seis marchas autoadaptativo com opções de trocas sequenciais pela alavanca e modo Eco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário