sexta-feira, 17 de março de 2023

Nissan Sentra 2023 chega com novo visual e mais tecnologia




Modelo está maior, teve as suspensões recalibradas e acabamento ainda mais refinado

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação

A Nissan passa a comercializar novamente no mercado brasileiro o sedã grande Nissan Sentra 2023. Este modelo é montado em uma nova plataforma e de acordo com engenharia da fabricante, não compartilha nenhum item com a geração anterior.


Para a linha Sentra 2023 a fabricante japonesa colocou embaixo do capô a nova geração, ou seja, a 3ª da família de motores MR20DD. Movido a gasolina, entrega 151 cavalos de potência a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm.

Entre as tecnologias para melhorar a eficiência e diminuir a emissão de gases poluentes ele conta com injeção direta de combustível, acabamento interno espelhado, o qual ajuda a reduzir o atrito dos cilindros e a melhorar o resfriamento.


A Nissan aplicou o “Ciclo de Atkinson”, o que permite que os tempos de admissão, compressão, expansão, e exaustão dos motores de quatro tempos ocorram em uma única volta do virabrequim, priorizando assim a eficiência térmica e o menor consumo de combustível. A válvula de controle de fluxo de ar tem múltiplas seções (Tumble Control Valve - TCV) para obter um fluxo de ar ideal na admissão, a inda pode abrir em vários ângulos nesse coletor.

O motor está acoplado ao câmbio CVT XTRONIC de 8ª geração, que simula oito marchas. Inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens. São quatro modos de direção, Normal, Sport, Manual e ECO.

No design, na dianteira a grade denominada “V-Motion” foi redesenhada, os frisos cromados estão mais largos, os faróis são de LED. O para-choque na cor da carroceria tem as extremidades esculpidas que acomodam as luzes de neblina.


Nas laterais o Sentra 2023 tem os retrovisores com lâmpadas de direção, caixas das rodas ressaltadas e vincos acentuados. Nas portas, as maçanetas são na cor da carroceria e as rodas de liga leve 17 polegadas com pneus 215/50 R17. Já a traseira tem as lanternas no formato bumerangue, o para-choque na mesma cor da carroceria com refletores nas extremidades.

A nova plataforma também proporcionou mais espaço para o modelo, já que ele está 5 cm mais largo que o modelo da geração anterior. O porta-malas comporta 466 litros e teve a área interna otimizada em relação à largura e altura. Ele tem 4.646 mm de comprimento, 10 mm a mais que o anterior, e o entre-eixos, passou para 2.707 mm, antes 2.700 mm.

Por dentro, a Nissan passa a utilizar os bancos com a tecnologia Zero Gravity, a qual foi desenvolvida em parceria com a NASA, em todos os assentos, ou seja, dianteiros e traseiros. O acabamento pode ser em preto ou em dois tons (preto e Sand) como opcional para a versão Exclusive.

Os materiais de acabamento são sensíveis ao toque e há vários porta-objetos espalhados pela cabine. O volante multifuncional com padle shifts, tem a base reta e o quadro de instrumentos mistura informações analógicas e digitais em uma tela TFT de 7 polegadas. A Central multimídia traz a tela sensível ao toque de 8 polegadas, compatível com Android Auto e Apple Carplay. O ar-condicionado é de duas zonas, com as saídas redondas.


São várias as tecnologias de auxílio ao motorista incorporadas na 8ª geração do Nissan Sentra, como o alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (IDA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS); Assistente Inteligente de Frenagem (FEB); Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI); Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem; e Assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta.

Para proteção dos ocupantes, o sedã Sentra conta com 6 airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.

A Nissan já iniciou a pré-venda do Novo Nissan Sentra 2023. A reserva é feita no hotsite especial www.novosentra.nissan.com.br ou pela seção “Compre Agora” do site da Nissan.

Os preços da linha Sentra 2023 são: versão Advance 2.0 CVT é de R$ 148.490,00; versão Exclusive 2.0 CVT custa R$ 171.590,00; e a Exclusive 2.0 CVT Interior Premium sai por R$ 173.290,00.

A versão Advance 2.0 CVT já está essa semana nas concessionárias, enquanto que no fim do mês de março é a vez da versão topo de linha Exclusive 2.0 CVT estar disponível nas concessionárias Nissan do Brasil.


Primeiras impressões Nissan Sentra 2023

A primeira impressão logo ao entrar no sedã grande é de estar em um carro confortável, mesmo para quem se senta no banco de trás. Depois de feitos os devidos ajustes nos bancos, volantes e espelhos é só acionar o botão, ele não tem a tradicional chave e ligar o motor. Neste momento percebe-se que o carro tem bom isolamento acústico, pois pouco se ouve do ruído do motor dentro da cabine.

Alavanca de câmbio posicionada em ‘D’, uma outra surpresa. O freio de estacionamento utiliza uma alavanca, ou até sistema eletrônico, porém no Sentra o freio de estacionamento é no pedal, colocado no lado esquerdo abaixo do painel. A partir daí, um leve toque no acelerador é necessário para tirar o carro da posição estacionária.

Ao circular no trânsito ou nas ruas com asfalto ruim, valetas e lombadas, o trabalho do sistema de suspensão independente na dianteira e traseira, atende as necessidades, pois pouco das vibrações entram na cabine.

Ao entrar na rodovia, no caso o teste drive promovida pela Nissan para a apresentação foi de São Paulo até o interior na cidade de Nova Odessa, pela Rodovia dos Bandeirantes, mostrou que ele se sai muito bem em condições rodoviárias. A direção elétrica está bem calibrada, firme ao encarar uma curva e macia nas manobras de estacionamento. E o mesmo ocorre com as suspensões, já que estes sistemas passaram por ajustes para atender as condições de rodagem das vias brasileiras.

No geral, quem necessita de um carro espaçoso, que apresente bom desempenho e tenha um visual moderno, o Novo Nissan Sentra atende estas necessidades.










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