Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação e Sérgio Dias
O jornalista Sérgio Dias, editor dos Jornal Alpha Autos, Jornal BLEH! e Blog Alpha Lazer, todos editados pela Dália Comunicação Editorial, conheceu e avaliou a versão equipada com motor turbo do Honda HR-V, modelo que teve suas vendas iniciadas no Brasil em 2015 e que agora, na linha 2023, teve a sua primeira grande mudança no design.
Essa mudança e a opção de motorização turbo certamente tem como principal objetivo aumentar o volume de vendas do SUV e, consequentemente, recuperar o mercado perdido nos últimos ano.
Após seu lançamento o Honda HR-V foi um sucesso, liderando de forma absoluta o mercado, sendo campeão de vendas no segmento de SUVs compactos em 2015, 2016 e 2017.
A partir de 2018 o modelo perdeu a liderança, fechou o ano de 2021 na quinta posição e em 2022 ficou na oitava posição, atrás do Citroën C4 Cactus, Renault Duster, Nissan Kicks, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e do líder Chevrolet Tracker.
Agora, após os dois primeiros meses do ano, parece que a aposta em um modelo com espaço interno ampliado, mais conforto, versatilidade e a opção da motorização 1.5 DI VTEC TURBO Flex, que equipa as versões topo Advance e Touring e o motor de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, com potência máxima de 126 cavalos nas versões EX Sensing e a EXL Sensing, deu resultados: o modelo já é o sétimo mais vendido, ganhando uma posição em relação ao final do ano passado.
Todas as quatro versões do Honda HR-V 2023 vêm com o câmbio CVT e nas versões EXL Sensing, Advance e Touring oferece simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante.
No design da linha HR-V 2023 a dianteira é fator de diferenciação entre as versões. Nas Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos que parecem flutuar, ressaltando um caráter mais esportivo e robusto. Já as versões EX Sensing e EXL Sensing têm grade com filetes horizontais.
Outro elemento de diferenciação está nos faróis full LED, de série em todas as versões, que na Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto nas versões EX Sensing, EXL Sensing e Advance a moldura é preta.
Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, tem acabamento fumê.
Abaixo estão a maçaneta da tampa do porta-malas, luzes de placa e câmera de ré. A tampa traseira oferece uma abertura alta e ampla, com linha inferior baixa para facilitar a colocação e retirada de objetos no compartimento de bagagem.
Três rodas diferentes, sempre em alumínio e aro 17, equipam o modelo. As versões EX Sensing e Touring têm, cada qual, rodas exclusivas, enquanto a EXL Sensing e a Advance compartilham o terceiro modelo.
Outro detalhe é a baixa altura do capô, que favorece a visibilidade à frente. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas, antes eram fixados junto à base das colunas A, também contribui para a melhora da visibilidade e, consequentemente, da segurança e do prazer ao dirigir.
Internamente, o painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de oito polegadas foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar, permitindo ao motorista concentrar seu foco na via. Assim, todas as informações relativas ao funcionamento do veículo, navegação e demais sistemas podem ser visualizadas sem risco para a segurança.
O posicionamento da alavanca do câmbio e demais controles relativos à condução também foram pensados para evitar que o motorista altere sua postura ao volante ou tenha que desviar o olhar para acionar qualquer dispositivo.
Os bancos são dotados do Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga que garante viagens com máximo conforto, uma vez que melhora o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal.
O espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 35 mm, mesmo ganho notado no espaço para os pés. Adicionalmente, o encosto ganhou dois graus adicionais de reclinação. O sistema exclusivo de modularidade dos bancos Magic Seat está presente no modelo nos modos de utilização Utility, Long e Tall, que permite a acomodação de objetos das mais amplas dimensões e volumes.
O sistema de ar-condicionado digital traz um novo tipo de difusores, que permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso, que cria uma cortina de ar fresco entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de minimizar o calor transferido ao interior do veículo pelas superfícies envidraçadas.
O Honda Sensing, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor, é item de série em todas as versões. Outra importante novidade do modelo é a introdução do myHonda Connect, plataforma de conectividade da Honda, disponível nas versões Touring e Advance.
Além do Honda Sensing, todas as versões possuem diversos dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.
Algumas das funções do myHonda Connect são: consultar status do veículo, acionar controles remotos -- como dar a partida no motor e ligar ar-condicionado para climatização da cabine à distância --, encontrar o carro com suporte de mapa, bem como receber alertas, fazer agendamentos de revisões, entre muitas outras funcionalidades. A tecnologia estará disponível nas versões Touring e Advance.
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