Texto: Sérgio Dias
Fotos: Carlos Ianibelli / VD Filmes
A Fiat Strada lidera com folga seu segmento. Até o mês de agosto/2020 vendeu o dobro da Volkswagen Saveiro, sua principal concorrente. E agora, com a linha 2021 que foi totalmente renovada e que tivemos a oportunidade de avaliar para o Jornal Alpha Autos, Jornal BLEH! e Blog Alpha Lazer, a marca quer seguir na liderança – e vai conseguir.
O modelo é oferecido nas versões Endurance, Freedom e Volcano, motorização flex 1.4 Fire ou 1.3 Firefly e conco configurações: Endurance Cabine Plus 1.4 Fire com preço a partir de R$63.590,00, Endurance Cabine Dupla 1.4 Fire com preço a partir de R$74.990,00, Freedom Cabine Simples 1.3 Firefly com preço a partir de R$69.490,00, Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly com preço a partir de R$77.990,00 e Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly com preço a partir de R$79.990,00.
O motor 1.4 Fire tem potência de até 88 cavalos a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros tem potência de até 109 cavalos a 6.250 rpm quando abastecido com etanol.
A linha Fiat Strada 2021 conta com uma frente elevada, com destaque para os faróis de LED afilados com luzes DRL. A grade abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente – a linha Argo 2021 também já conta com a identidade.
Todo seu desenho exclusivo prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca suas caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo.
Agora o modelo tem maior altura do solo (de até 214 mm). Os ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º) estão entre os melhores da categoria.
A capacidade de carga varia de 650 quilos na versão para cinco ocupantes para até 720 quilos na configuração de entrada. O novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba: são 844 litros na cabine dupla e 1.354 litros na Cabine Plus.
A movimentação de carga agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola e suporta cargas de até 400 quilos. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo.
O vão de carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.
Como itens de série em todas as versões, a linha Fiat Strada 2021 recebeu, entre outros recursos, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+).
Trata-se de um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h.
O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis como areia, terra, brita ou neve, permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas” de material na frente da roda. Esse material melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em piso de pouca aderência.
Outro destaque do modelo é a nova central multimídia Uconnect 7”, com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, com recursos sofisticados como Apple CarPlay e Android Auto com projeção sem fio. É possível parear até dois smartphones. O sistema foi desenvolvido pela FCA no Brasil e é o mais intuitivo, funcional e amigável, melhorando de maneira significativa a experiência do usuário com o veículo, através das funções: navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming | MP3); reconhecimento de voz (Siri | Google Voice); leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.
A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.
A versão Volcano conta também com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED, sensor de estacionamento, capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio), além dos pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode optar por exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).
Para aumentar o conforto a bordo, os consumidores dispõem de fácil acesso pelas suas inéditas quatro portas, além do cuidado no banco traseiro para acomodar três adultos com conforto.
As portas dianteiras se abrem em 70º e as traseiras em 80º, facilitando o acesso a motorista e demais ocupantes. O passageiro do banco central também conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. São lugares especiais para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais, sempre à mão dos ocupantes.
A segurança é garantida pelo desenvolvimento do projeto, com novas suspensões que asseguram boa estabilidade e dirigibilidade, direção com assistência elétrica progressiva, mais direta com o aumento de velocidade, faróis de LED, luzes de posição e lanternas com ótima visualização, além de recursos eletrônicos de última geração, como os controles de estabilidade, tração avançado (TC+) e assistente de rampa, que facilita a partida em subidas íngremes.
Além desses equipamentos, a linha conta com estrutura reforçada, que foi sistematicamente testada no Safety Center da FCA Latam, em Betim/MG. O veículo foi avaliado em crash testes convencionais, inclusive com um inédito teste de impacto lateral contra poste.
Além dos quatro airbags presentes de série nas versões de cabine dupla, o modelo dispõe de cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga, e bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote (whiplash) na coluna cervical em acidentes.
A proteção para crianças conta com Isofix complementada por Top Tether, ancoragem superior que impede a rotação de cadeira infantil. Ainda assim, a linha Fiat Strada 2021 foi mais longe e toda a sua área frontal recebeu cuidados especiais de proteção ao pedestre. O indivíduo fica protegido nas partes baixa e alta das pernas, assim como também a cabeça, ao ter o corpo amortecido pelo capô.
A gama do modelo dispõe de pacotes de opcionais para atender variados gostos do consumidor. A versão Endurance tem: Pack Worker (alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura); Pack Audio (rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional); e Pack Teck (central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento).
A versão Freedom apresenta o seguinte pacote de opcionais: Pack Teck (central multimídia Uconnect 7”, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento).
Neste link https://www.youtube.com/user/TVAlphaAutos você confere um vídeo com a avaliação do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário