Cliente tem acesso a serviços relacionados à segurança, emergência, navegação, concierge e conectividade
Convidado pela Chevrolet, nosso editor Sérgio Dias participou do lançamento da tecnologia OnStar no Brasil na cidade de Campinas, São Paulo.
Como parte dos investimentos de R$13 bilhões que vai fazer no Brasil até 2019, a Chevrolet apresentou a tecnologia OnStar, que equipa inicialmente a linha 2016 do modelo Cruze.
Inovadora e exclusiva da General Motors, o Jornal Alpha Autos teve a oportunidade de conhecer e avaliar o sistema de telemática que oferece serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.
Na linha Cruze 2016, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses e após o cliente opta por continuar ou não. Ainda não há preço definido para a manutenção do serviço.
Com mais de 7 milhões de usuários no mundo, o OnStar está há 19 anos nos EUA e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação.
Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece por exemplo serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas, envio de destino ao GPS do veículo e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).
Pode-se igualmente acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.
A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.
O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. Isso acontece, pois, os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes.
O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.
Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.
“Pesquisas internacionais mostram que os consumidores já consideram os itens tecnológicos do veículo mais relevantes do que a potência do motor”, comenta William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors América do Sul.
A Chevrolet é líder em conectividade no país e a marca que mais avança neste segmento. Foi pioneira com o sistema multimídia MyLink, disponíveis desde modelos mais acessíveis, como Onix e Prisma, até o superesportivo Camaro.
Além de estarem mais conectadas, as pessoas de uma forma geral levam cada vez mais tempo para realizarem seus deslocamentos. Fica evidente então a razão pela qual os motoristas estão buscando soluções que os ajudem a elevar a produtividade –com segurança- enquanto dirigem.
O OnStar cumpre bem esta tarefa, pois, além de simples e funcional, permite ser operado sem que o condutor desvie a atenção do trânsito.
De acordo com estudo global da ABI Research, em 2012 apenas 11% dos veículos possuíam alguma tecnologia de conectividade, índice que deverá superar os 60% já no próximo ano. Até o fim da década, a previsão é que a frota de veículos conectados atinja a marca de 250 milhões de unidades.
Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender as demandas do mercado local. Entre os mais relevantes estão o que possibilita o motorista fazer consultas na internet por meio do Concierge e o que alerta para a circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo. Ao todo, são mais de 20 opções de serviço à disposição do cliente Chevrolet de todo o país que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos.
Conheça os serviços, por categoria:
Concierge
e Navegação
|
Consultas rápidas
- Ao pressionar um botão na base do retrovisor, o motorista é conectado ao Centro
de Atendimento OnStar e pode pedir, enquanto dirige, que o atendente busque
informações na internet para ele. Dessa forma é possível fazer consultas
rápidas, como a previsão do tempo para a semana, a cotação do dólar do dia,
ou até conferir o placar de uma partida de futebol disputada na noite
anterior.
|
Reservas
- Outra comodidade do serviço de Concierge do OnStar é que ele funciona como
uma espécie de assistente pessoal, e pode reservar uma mesa em um restaurante
solicitado ou até mesmo agendar um horário no salão de beleza de preferência
do cliente - sempre mediante disponibilidade e que não dependam de pagamento
prévio.
|
Pontos de interesse
- Os atendentes também são aptos a oferecer informações turísticas e sobre
pontos de interesse (POI), incluindo a localização de postos de combustíveis,
concessionárias Chevrolet, comércios, entre outros.
|
Situações de tráfego
- Informações sobre ruas bloqueadas, vias alagadas também estão à disposição
do motorista por meio do Centro de Atendimento OnStar.
|
Alerta de rodízio
- Devido a sua tecnologia, o OnStar consegue identificar, pelo número final
da placa, que o veículo está em um dia de restrição a sua circulação no
“rodízio” no centro expandido da cidade de São Paulo e emite uma mensagem de
alerta automática ao condutor toda vez que ele acionar a ignição do veículo
neste dia. Esse alerta está programado para ocorrer dentro de uma área
superior à da restrição, para que o motorista seja informado com a devida
antecedência.
|
Envio de destino –
Em vez de pesquisar pelo nome do estabelecimento ou de digitar um endereço no
navegador do automóvel, o usuário pode solicitar ao Centro de Atendimento
OnStar que envie para o GPS do sistema multimídia do carro o destino
solicitado.
|
Emergência
|
SOS –
Pressionando o botão SOS no espelho retrovisor ou no aplicativo OnStar pelo
smartphone, o usuário é conectado à uma linha específica para emergências e
terá seu atendimento priorizado.
|
Road Service –
Caso o motorista precise de socorro mecânico e elétrico, reboque ou auxílio
para a troca de um pneu furado, basta pedir auxílio ao Centro de Atendimento
OnStar que transfira a chamada ao Chevrolet Road Service, que oferece apoio
gratuito conforme as condições previstas no manual do veículo.
|
Resposta automática de acidente
- Em acidentes com acionamento do airbag, os sensores do veículo enviam um
alerta automático com sua localização exata para o Centro de Atendimento
OnStar e o atendente tenta conectar com os ocupantes do veículo para
verificar a necessidade e o tipo de ajuda. Caso não haja resposta por parte
dos ocupantes, uma equipe de resgate será enviada. O OnStar funciona como uma
conexão aos Serviços Públicos de Emergência, que são os únicos capazes de
oferecer a melhor resposta à solicitação.
|
Segurança
|
Sensores de segurança para
prevenir furto - Sensores localizados em
partes estratégicas do veículo são capazes de detectar situações de
arrombamento e enviar um sinal ao Centro de Atendimento OnStar que, neste caso,
entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na
operação de busca.
|
Assistência na recuperação
veicular - Mesmo que o automóvel com
OnStar tenha sido levado, é possível observar seu deslocamento via GPS e
enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio
total do motor, o que facilitará a recuperação do bem pela polícia. Enquanto
isso, o dono precisa informar as autoridades locais do ocorrido, registrando
um Boletim de Ocorrência, conforme exige a legislação brasileira
|
Monitoramento em rota –
Caso o motorista queira ser monitorado durante viagens e passeios pela cidade
ou na estrada, basta solicitar que um atendente faça o acompanhamento via
satélite ao longo do trajeto. Após coletar algumas informações, uma cerca
eletrônica de monitoramento será criada e se for detectado desvio ou alguma
parada inesperada, o Centro de Atendimento OnStar entrará em contato com os
ocupantes do veículo para averiguar a situação e, caso necessário, dar
direções ou auxílio.
|
Destino Seguro
- A partir de solicitação do proprietário, o Centro de Atendimento OnStar
passará a monitorar o veículo, mesmo que guiado por terceiros, e informará a
ele ou a pessoa indicada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de
destino. Esse recurso é útil principalmente para famílias que sentem-se mais
tranquilas de saber que seus membros chegaram com segurança ao destino.
|
Aplicativo e Website
|
|
App OnStar
- Disponível para iOS e Android, o aplicativo OnStar permite ao motorista
comandar diversas funções do veículo e monitorá-lo a longas distâncias. O
acesso é feito mediante um cadastro de login e senha configurável pelo
proprietário. Os principais ícones são
|
Travar portas e Destravar portas
remotamente
|
Luzes e buzina (acionamento remoto
com 10 disparos de buzina e acendimento dos faróis)
|
|
Navegação (possibilita a navegação
por meio do aplicativo e o envio de endereço de destino para o GPS do
Chevrolet MyLink quando o mesmo estiver ligado)
|
|
Alerta de movimento (informa
usuário por e-mail ou alerta no celular quando o veículo é movimentado)
|
|
Alerta de velocidade (informa
usuário por e-mail ou alerta no celular quando a velocidade estipulada no
aplicativo é ultrapassada)
|
|
Localiza-me (informa a localização
do veículo no mapa de navegação)
|
|
Compartilhar Localização (informa
a coordenada do veículo para outras pessoas através de e-mail, redes sociais
e whatsapp)
|
|
Siga Me (monitoramento remoto do veículo
por 15 minutos, com informação de localização a cada 02 minutos)
|
|
Notificações (histórico das
principais ocorrências, com data, horário e, em determinados casos, também o
local do veículo no momento da notificação)
|
|
Ligação via APP para o Centro de
Relacionamento Chevrolet para obter informações gerais do veículo, do
Chevrolet Road Service e/ou do OnStar
|
|
Ligação via APP para o SOS para a
linha de emergência OnStar
|
|
OnStar Web – Além de permitir ao motorista comandar
diversas funções do veículo e monitorá-lo a longas distâncias, como no app, o
portal ainda permite ao motorista consultar deslocamentos feitos pelo
automóvel por intervalos de datas e horários, simular trajetos e calcular
distâncias, entre outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário