A nova cara da Fórmula 1
Dentro e fora das pistas, mudanças ditam a nova F1
Dentro e fora das pistas, mudanças ditam a nova F1
O impacto visual causado pelas primeiras aparições das asas dianteiras gigantes versus traseiras minúsculas já foi contornado. As previsões de carros quem entrariam para a história como os mais feios de todos os tempos não se confirmaram. Pelo menos em partes.
A Renault, por exemplo, apresentou seu R29 com uma combinação de cores diferente dos últimos anos. Abandonaram o azul e adotaram o vermelho. A vista lateral é dos carros mais bonitos (para mim, o mais) dos apresentados até agora.
A Williams apresentou um visual mais clean em seu modelo, o FW 31. Sem muitos patrocínios, um azul escuro domina o carro inteiro. No ano passado, durante os testes de pré-temporada, também foi mostrado um bólido totalmente azul, e as linhas brancas apareceram depois. Tomara que desta vez seja mantido assim, ficou bonito.
A BMW – que o chefão da categoria, Bernie Ecclestone, aponta como uma das promessas para a temporada 2009 – continua tendo o patinho feio. Apesar de ter um visual mais bem resolvido que o modelo híbrido que estava em testes, continua, por ora, o mais estranho, digamos assim.
Mas, nada disso vale se não houver desempenho na pista. Pergunte a um torcedor da McLaren se eles preferem um carro bonito e lento a um feio e vencedor. Não é nem preciso pensar muito para saber a resposta.
E esta questão do desempenho é muito complexa. Em função das novas regras, os bólidos tiveram que ser construídos praticamente do zero, o que torna inviável qualquer projeção concreta de quem são os favoritos.
A Ferrari já gera polêmica com os escapamentos saindo do carro e dois retrovisores que saem do assoalho. Afinal, não eram proibidos apêndices aerodinâmicos?
A nova situação dá uma injeção de confiança naquelas que tiveram desempenho menos expressivo no último ano. A Toyota, no lançamento do TF109, afirmou que este ano buscará sua primeira vitória na categoria. Já Fernando Alonso disse que buscará, com a Renault, os títulos de pilotos e construtores.
Sempre lembrando, que falta a Red Bull colocar seus novos modelos na pista, já que não se pode ignorar uma equipe que tem Vettel ao volante.
Fora das pistas, Ron Dennis anunciou que deixará a chefia da McLaren em março, após 27 anos no cargo. Ele prepara o time durante os testes e, depois, pega o boné. Martin Whitmarsh o substituirá. Dennis ainda ficará na equipe, cuidando de negócios e desenvolvimento de carros de rua. Palpite puro? Sofrerão o mesmo que a Ferrari sem Brawn / Todt.
A FIA promete, por meio das mudanças impostas, um ano de muita competitividade, com as equipes mais niveladas, o que transfere mais responsabilidade ao talento dos pilotos, que deixam de depender tanto de computadores e asinhas penduradas. Que assim seja!
Rápidas
A situação de Helio CastroNeves na Penske não está nada fácil. A equipe anunciou esta semana que o australiano Will Power assumirá os testes de pré-temporada e, de acordo com o resultado do processo contra o brasileiro, também será o piloto para o campeonato deste ano.
A situação de Helio CastroNeves na Penske não está nada fácil. A equipe anunciou esta semana que o australiano Will Power assumirá os testes de pré-temporada e, de acordo com o resultado do processo contra o brasileiro, também será o piloto para o campeonato deste ano.
Enquanto isso, o jovem Mario Moraes assinou com a KV Racing, que se mostrou das mais organizadas entre as ex-Champ Car, junto com a Newman-Haas.
E o ano da velocidade começa, oficialmente, neste fim de semana, quando serão realizadas provas da GP2 Asia Series, no Bahrein e da A1GP, na Nova Zelândia. Para quem estiver em São Paulo no aniversário da cidade, Interlagos sediará o IV GP Cidade de São Paulo, onde poderão ser vistos, dentre outros, Ferraris, BMWs e Porsches. A largada acontece às 13h e a entrada é gratuita.
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